
BEM-AVENTURADO LUÍS GUANELLA (1842-1915)
Beatificado em 25 de outubro de 1964
Luís Guanella nasceu em Fraciscio di Campodolcino no Val San Giacomo (Sondrio) no dia 19 de dezembro de 1842.

Também por esse motivo foi obrigado a fechar a escola para crianças pobres aberta em Traona. Enviado pelo bispo para dirigir um asilo de idosos pobres, encontrou na obra um grupo de Ursulinas que organizou numa congregação: as Filhas de Santa Maria da Providência. A nova congregação dedicava-se à educação da juventude, especialmente mais pobre e marginalizada, da assistência aos doentes, mentais, mas não só, do acompanhamento e sustento dos idosos abandonados.
Fundou em Como a Casa da Divina Providência, na qual erigiu o santuário do Sagrado coração. Apoiado pelo bispo fundou também o ramo masculino: os Servos da Caridade, também eles com as mesmas finalidades. As suas congregações floresceram na Itália, Suíça e Estados Unidos. Para apoiar os moribundos fundou a Pia União do Trânsito de São José. Construiu diversas igrejas e obras para os migrantes e marginalizados.
O quê aprendeu da experiência feita com Dom Bosco não foi só a predileção pelos jovens, que, contudo levou adiante por toda a vida, mas de modo particular a obediência cega e sacrificada diante dos superiores. Como Dom Bosco foi obediente ao bispo, mesmo no sofrimento e na incompreensão. Morreu em Como no dia 24 de outubro de 1915. Foi beatificado em 25 de outubro de 1964.
Nenhum comentário:
Postar um comentário